Aulas de Educação Física contam com balanças ergométricas para avaliar condicionamento de estudantes

Foto: Vitória Barreto
Foto: Vitória Barreto

As aulas de Educação Física nunca mais serão as mesmas nas escolas municipais de Boa Vista. Agora, esta disciplina contará com um aliado: balanças ergométricas. O material faz parte do programa Atleta na Escola e auxiliará os professores na avaliação do condicionamento físico dos alunos, em especial, daqueles que disputam torneios dentro do programa. A previsão é que as entregas do equipamento seja finalizada até a próxima sexta-feira, 14.

As balanças serão distribuídas para todas as escolas urbanas, tendo o foco a realização do exame biométrico nos alunos da rede. O exame é utilizado pelos profissionais de Educação Física para levantar dados sobre pesos e medidas. Esse levantamento servirá para um estudo estatístico das características dos estudantes do município. Além disso, eles compreenderão o significado da palavra biometria, bem como aprenderão a fazer o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) para saberem o seu próprio peso ideal.

“É uma ótima ferramenta de trabalho do professor, no processo de avaliação física do aluno. É preciso dar mais qualidade à disciplina dentro da escola e a prefeitura dar a atenção necessária. No início do ano fizemos a entrega de itens esportivos e a balança é a complementação desse material. Agora vai facilitar a coleta de dados dos alunos, onde todo início de ano é feito o exame biométrico e no final é feito a coleta dos resultados obtidos com as aulas”, declarou o coordenador de Educação Física, Admilson Nascimento.

Para a professora de Educação física da Escola Municipal Professora Carmem Eugênia Macaggi, Edilamar Mateus, a balança representa um instrumento facilitador no acompanhamento do peso, altura e massa corporal dos alunos. “Nós profissionais da rede municipal ficamos muito felizes porque a prefeitura não deixa faltar material, temos o suficiente para o ano todo. E com a chegada da balança, veio complementar e melhorar ainda mais o nosso trabalho. É importante frisar que precisamos manter o peso ideal para que se tenha saúde e nós temos que orientar nossos alunos para que eles cresçam sabendo se cuidar.”, declarou.

Programa Atleta na Escola – Lançado pelo Governo Federal, em parceria com estados e municípios, a ação tem como objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes da Educação Básica e estimular a formação do atleta escolar, bem como identificar e orientar novos talentos.

Deixe uma resposta