CIDADE LUZ: Nova iluminação mais eficiente é implantada nos bairros de Boa Vista

14.09.2015 Iluminação R.Brilho do sol Foto Eduardo Andrade (4)Com o objetivo de tornar a iluminação pública mais eficiente, a Prefeitura de Boa Vista começou a instalação de novas luminárias em 13 bairros e sete praças da capital. Ao todo serão instaladas 9.621 lâmpadas com potências de 100, 150 e 250 watts. A revitalização faz parte do Programa Cidade Luz e vai atender os bairros Asa Branca, Alvorada, Bela Vista, Buritis, Caranã, Caimbé, Cambará, Cauamé, Dr. Sílvio Leite, Equatorial, Operário e Raiar do Sol.

A primeira etapa do programa será realizada nos bairros Asa Branca, Bela Vista, Caimbé, Cambará, Caranã e Olímpico. Juntos, eles vão receber 4.063 novas luminárias, que serão instaladas nas principais avenidas, frente de escolas, delegacias e ruas comerciais. Na primeira fase, a iluminação será substituída nas avenidas São Sebastião (Asa Branca), Chile (Caranã e Cauamé), Jael Barradas e rua Argentina (Cauamé), Av. Parimé Brasil e rua Joca Farias (Caranã), avenidas Sol Nascente e Brilho do Sol (Bela Vista e Raiar do Sol).

A segunda etapa do programa vai beneficiar os bairros Alvorada, Cauamé, Buritis, Equatorial, Dr. Sílvio Botelho, Operário e Raiar do Sol com um total de 5.558 luminárias instaladas. Apesar de serem duas etapas diferentes, elas acontecem praticamente ao mesmo tempo. O cronograma de serviços do Programa Cidade Luz teve início neste mês e, a previsão, é que siga até dezembro desse ano.

A avenida Brilho do Sol, no bairro Raiar do Sol, foi uma das primeiras a receber o serviço. A comerciante Ana Luzia Rodrigues, de 38 anos, mora e trabalha há 15 na avenida. Para ela, a revitalização da iluminação pública só traz melhorias para os moradores do bairro. “Ficou bom, porque ficou mais claro pra gente, trouxe mais uma segurança”, constatou.

Quem também percebeu a diferença após a substituição das antigas luminárias foi a Francilene Cavalcante de Melo, moradora da avenida São Sebastião, no bairro Cambará. Além de aumentar a segurança na área, ela destaca outra vantagem da nova iluminação. “As novas lâmpadas são tão fortes que iluminam todo meu quintal. Eu tô economizando energia porque não preciso ligar todas as luzes de casa”, contou.

Nas praças a mudança será ainda maior. Toda a estrutura antiga de iluminação será substituída: fiação, postes e lâmpadas. Em alguns pontos, como os monumentos aos Pioneiros e do Garimpeiro, as árvores do Complexo Ayrton Senna e da Praça Barreto Leite será implantado a iluminação de LED. As praças Mané Garrincha, dos Bambus, da Bandeira e Centro Cívico também vão ganhar nova iluminação.

As lâmpadas são mais modernas, de maior durabilidade, mais potentes e eficientes. Segundo o secretário adjunto de Obras, Ubirajara Magalhães, 54% dos pontos de iluminação da cidade precisavam de estruturação, as duas etapas do Programa Cidade Luz devem solucionar metade dos problemas. “Com essa ação, nós vamos melhorar o sistema de iluminação pública e, como consequência, aumentar a segurança dos moradores dos bairros mais afastados do centro de Boa Vista, priorizados pelo programa”, assegurou.

Deixe uma resposta