EDUCAÇÃO: Escola estadual Euclides da Cunha é revitalizada

Foto: Neto Figueiredo
Foto: Neto Figueiredo

A obra de revitalização da escola estadual Euclides da Cunha foi entregue na tarde desta terça-feira, dia 28, em uma grande festa, que reuniu gerações que estudaram ou trabalharam na unidade de ensino e hoje atuam em diversas áreas da sociedade. A escola é a sétima a ser revitalizada, fazendo parte do plano de Governo para recuperação do sistema educacional do Estado.

A solenidade contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, o bispo de Roraima, Dom Roque Paloschi, deputados estaduais e secretários de Estado. Durante o evento, foram realizadas apresentações culturais e homenagens prestadas por ex-alunos da instituição.

A escola recebeu serviços de pintura em geral em todo o prédio, troca de louças sanitárias, recuperação dos banheiros, reparos na parte elétrica e hidráulica, reforma do telhado, limpeza da caixa d’água e cisterna, poda de todas as árvores da parte externa da unidade, troca das vidraças e jardinagem interna.

A unidade possui um total de nove salas de aula e 17 turmas. Uma biblioteca, uma sala de leitura, um laboratório de informática, um laboratório de ciências, uma sala de vídeo, uma sala multifuncional, uma sala para coordenação pedagógica, uma direção, uma secretaria, uma orientação educacional, uma copa, uma cantina, dois depósitos, uma quadra e um pátio, ambos cobertos.

Os alunos contam ainda com projetos especiais, entre eles, Ambiente Literário, Aluno Nota 10, Paz na Escola: Resgatando os Valores, Bullying na escola Euclides da Cunha e na vida Não!

Para a gestora da escola, a professora Wiusilene Rufino de Souza, ousar na busca de novos ideais faz formar uma sociedade mais forte e sólida. “Agradecemos a postura visionária da governadora Suely e do consultor político do Estado, Neudo Campos. Sabemos que são poucos meses de governo, mas já podemos ver as obras concretas de compromisso com a educação e com o povo de Roraima”, afirmou.

A secretária estadual de Educação e Desporto, Selma Mulinari, destacou da importância da atuação de todos na rede estadual de ensino. Para ela, professores, gestores, técnicos, alunos e pais compõem um time que precisa está integrado para alcançar um resultado positivo. E disse que o Governo está fazendo um grande esforço para reconstruir a Educação de Roraima, sendo que para isso, as 382 unidades de ensino do Estado fazem parte do programa de revitalização. “O GEC entrou como uma das prioridades porque estávamos vendo parte da nossa história, da memória do nosso estado, desse patrimônio se perder, e não podíamos deixar isso acontecer”, relatou.

O consultor político do Estado, Neudo Campos, destacou a importância da escola Euclides da Cunha para Roraima, ao proporcionar uma consciência política e a formação de profissionais que têm atuado em diversas áreas e contribuindo na construção de Roraima. “Gostaria de agradecer ainda aos padres da Missão Consolata, que vieram para Roraima e atuaram de forma intensa e incansável na formação educacional aqui na escola Euclides da Cunha”, enfatizou.

Neudo falou ainda da responsabilidade do Governo, ao dizer que o objetivo não é apenas de reformar a estrutura física das escolas. “Nosso compromisso vai além: queremos capacitar cada vez mais os professores, usar a tecnologia da informação, precisamos entrar no século 21 e o desafio do governo Suely Campos é fazer acontecer. Este ano talvez não seja possível realizarmos tudo o que temos planejado, mas nos próximos anos iremos concretizar todo o planejamento que temos para educação”.

Para a governadora Suely Campos, a Educação é o legado mais importante que um governante comprometido deixa para a população. “O desafio da reconstrução da Educação é de todos, cada um fazendo a sua parte: o governo, os professores, os pais, os alunos. O meu compromisso é revitalizar todas as 382 escolas estaduais, incluindo aquelas situadas nas comunidades indígenas e garantir que a manutenção ocorra durante todo o ano”, afirmou.

Como ex-aluna da escola, Suely Campos homenageou personalidades que tiveram a base da formação no Euclides da Cunha. “Nossos primeiros médicos, engenheiros, sociólogos, economistas e muitos outros profissionais, que dedicaram e ainda dedicam as vidas à transformação de Roraima saíram dos bancos dessa escola”, lembrou, ao citar que outros dois ex-alunos, Getúlio Cruz e Neudo Campos, também foram governadores de Roraima.

A governadora garantiu que está trabalhando para melhorar a qualidade da Educação. Ela destacou que no último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), por exemplo, a escola Euclides da Cunha não atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Educação. “Por isso, convido todos aqui, pais, alunos, professores, coordenadores, gestores, a firmarmos um pacto para resgatar também a qualidade do ensino da escola”, disse.

CONTRATO – O programa de revitalização prevê a manutenção e pequenos reparos ao longo deste ano nas 382 escolas do estado. O Governo do Estado priorizou 17 escolas da rede estadual de ensino para execução de serviços de reformas e pequenos reparos. Oito têm TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinados desde 2012 e que até hoje não tinham sido cumpridos.

Deixe uma resposta