Equipe do Governo viabiliza andamento de acordos bilaterais

29.07.15_ReuniaoPuertoOrdazDando continuidade às propostas de acordos entre os governos de Roraima e de Bolívar, na Venezuela, uma equipe técnica do Governo do Estado esteve na cidade de Puerto Ordaz, para garantir a viabilização dos acordos a serem firmados nas áreas de Educação, Saúde, Infraestrutura, Turismo, transferência de tecnologia, Agricultura e Mercosul, iniciados no mês de julho, entre os estados.

Conforme a secretária estadual de Assuntos Internacionais, Verônica Caro, que encabeçou a equipe técnica, as reuniões em Puerto Ordaz, tiveram resultados positivos, dentre eles, a definição da data da vinda da equipe técnica venezuelana à Roraima, programada para o dia 15 de agosto, quando as equipes devem iniciar os trabalhos de elaboração de propostas que irão atender aos dois estados.

“Participamos de reuniões importantes e pudemos reafirmar todas as intenções de relacionamento comercial já expresso entre os governadores de Roraima e Bolívar. Foi importante saber que a exemplo dos técnicos do Governo de Roraima, a equipe de Rangel também já trabalha no esboço de um documento que irá contemplar os interesses comuns dos dois estados. Nossa expectativa agora é ainda maior para o início dos trabalhos das duas equipes de Governo, o que deve ocorrer ainda este mês”, destacou a secretária.

Além das reuniões técnicas, a comitiva do Governo de Roraima, juntamente com empresários locais, participou da Expo Internacional Bolívar Potência – Alternativa não Petroleira, realizada na cidade de Puerto Ordaz. Segundo Verônica, o objetivo foi divulgar os potenciais econômicos de Roraima, com destaque para a produção agrícola, tendo em vista a carência que a Venezuela tem neste setor.

“O estande de Roraima foi bastante visitado e tivemos inúmeras indagações de empresários venezuelanos sobre as possibilidades de investimentos no setor agrícola. O vídeo institucional do estado, apresentado durante o evento chamou muita atenção e possibilitou uma divulgação mais precisa, destacando a localização geográfica, o clima e a infraestrutura necessária para a produção de culturas diversas”, explicou Verônica.

Para a secretária, o momento é propício para se fechar acordos importantes que irão beneficiar a população dos dois estados. “Temos como exemplo, a questão da Educação. Estamos propondo a formação de professores venezuelanos no idioma português e vice-versa para disponibilizarmos esses profissionais não somente para rede de ensino regular, mas também cursos voltados para empresários, tendo em vista que língua ainda é uma barreira para as negociações comerciais”, explicou.

ENERGIA – Durante viagem a Venezuela, o diretor de Planejamento e Expansão da Cerr (Companhia Energética de Roraima), Luiz Renato Amorim dos Santos, o gerente do Departamento de Assuntos Internacionais e relacionamento com mercado, Ubiratan Pereira, e a secretária Verônica Caro, participaram de reuniões com a Corpoelec – estatal venezuelana responsável pela execução das atividades de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica. O encontro iniciou as negociações de um novo acordo para fornecimento de energia elétrica ao município de Pacaraima, que deve ser anunciado nos próximos dias.

Fonte: Repórter: Neuraci Soares / Foto: Secom-RR

 

Deixe uma resposta