Judô: Atletas da Escolinha da Vila são destaques em campeonato no Amazonas

No último final de semana, os atletas de Boa Vista foram destaque na 4º Copa Jigoro Kano de Judô, realizada em Manaus/AM, no Ginásio do Colégio Militar de Manaus. A equipe de Roraima foi composta por 8 atletas, sendo 6 da Escolinha de Esportes da Vila Olímpica e 2 da Associação Kodokan de Judô do Estado de Roraima. Todos representantes da Federação de Judô do Estado de Roraima (FEJURR).
A menor delegação do campeonato trouxe para casa 11 medalhas: cinco de ouro, três de prata e três de bronze. De acordo com Bruna Vitória Brandão, professora dos jovens, o campeonato superou as expectativas. “Como alguns atletas competiram em mais de uma categoria, acabaram conquistando medalhas não só na sua, como nas de cima”, destacou.
Professora de 5 dos 8 atletas que competiram, Bruna destaca que os treinamentos são intensos do início ao final do ano, pois durante todo o ano os atletas participam de diversos campeonatos. Próximo as competições, o treino é voltado principalmente para a parte técnica e tática. Atualmente, nenhum deles é beneficiário do Programa Bolsa Atleta, mas segundo Bruna, a partir do próximo ano todos estarão inscritos.
“Sinto-me muito feliz e orgulhosa de cada um dos meus alunos, que aprendem e executam os valores aprendidos durantes as aulas. O judô, além da parte de competição, tem seu lado voltado para os aspectos da vida, para ser um cidadão de bem. E isso é o que eu passo para cada um, e como conseqüência ainda conseguem ser grandes talentos no esporte”, ressaltou.
A atleta Ana Quézia Santos Fernandes, 15 anos, começou a treinar aos 13 na academia da Vila Olímpica e este foi o seu primeiro campeonato fora do estado. “Fui com o objetivo de representar bem minha categoria Sub 18 e consegui a classificação, ficando com a medalha de prata. Lutei em outras categorias Sênior e Sub 21 e voltei para casa com duas medalhas: de prata e de bronze”, destacou Ana.
Segundo a atleta, o resultado destas medalhas é fruto de muito treino. “O objetivo é sempre nos aperfeiçoarmos e, no tatame, temos que estar sempre prontos para o que vier. Temos ensinamentos técnicos e para a vida. Dentro deste esporte tenho buscado melhorar e sempre com o apoio e incentivo de minha Sensei Bruna, da família e dos amigos”, ressaltou Ana.
Resultados da 4ª Copa Jigoro Kano de Judô:
Helian – Ouro Sênior iniciante
Gabriela – Ouro Sub 21
Gabriela – Ouro Sênior
Rute – Prata Sub 15
Ana Quézia – Prata Sub 18
Ana Quézia – Prata Sênior
Ana Quézia – Bronze Sub 21
Helian – Bronze Sub 18
Ítalo – 6°lugar Sub 11
Gabriela – 6°lugar Sub 18
Resultados geral dos atletas de Roraima:
Daniel – Ouro Sub 11
Kerlon – Ouro Sub 11
Helian – Ouro Sênior iniciante
Gabriela – Ouro Sub 21
Gabriela – Ouro Sênior
Rute – Prata Sub 15
Ana Quézia – Prata Sub 18
Ana Quézia – Prata Sênior
Ana Quézia – Bronze Sub 21
Helian – Bronze Sub 18
Luan – Bronze Sub 11
Ítalo – 6°lugar Sub 11
Gabriela – 6°lugar Sub 18

Deixe uma resposta