PARTICIPAÇÃO SOCIAL: Propostas de Câmaras Temáticas seguem para plenária final

PPA-na-UFRR-Pautas-tarde-30-07-15-(6)Os debates participativos para eleger as propostas das 11 câmaras de discussões temáticas do Programa Planejando com o Povo, do Governo do Estado, ocorreram na tarde de quinta-feira, dia 30, na UFRR (Universidade Federal de Roraima). Com a conclusão dos debates, as propostas aprovadas com a participação da sociedade organizada e instâncias governamentais das três esferas públicas, seguem para a Plenária Final, que será realizada nesta sexta-feira, dia 31, e deverão ser utilizadas para a elaboração do PPA (Plano Plurianual),q eu vai nortear as ações do Executivo Estadual nos próximos quatro anos.

“O chamamento é salutar para a sociedade”, declarou a superintendente do OCB/RR (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Roraima), Jucélia Rodrigues. Ela informou que os integrantes da OCB estão presentes em todas as câmaras temáticas para garantir ações de desenvolvimento das cooperativas, com políticas de desenvolvimento social.

Na Câmara de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Social, será encaminhada a possibilidade de alcançar a “Segurança Alimentar e Nutricional” em Roraima, conforme sinalizou o nutricionista Francisco Cordeiro, da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), que informou que, entre as medidas, está a proposta de criação nos municípios da Caisan (Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional).

Participando dos debates sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, o presidente da Omerr (Ordem dos Ministros Evangélicos de Roraima), pastor Rômulo Xavier, destacou a ousadia, transparência e coragem do Governo do Estado em chamar a população para participar. “Entendemos que aqui representados, podemos levar as informações sobre os projetos que ocorrerão nos próximos quatro anos e saber como será tratada a estrutura pública, pois se estivéssemos ausentes, não saberíamos se, algum órgão, instituição ou segmento, colocasse algo que venha de encontro a nós, como igreja evangélica e também como família”, observou.

VALORIZAÇÃO – Para a Modernização do Estado, a câmara temática de gestão governamental terá entre as propostas encaminhadas a sugestão de desenvolvimento de políticas de melhorias da capacidade de gestão de pessoas, que contaria com um plano de treinamento para qualificação dos gestores públicos, com foco em servidores efetivos.

Na Câmara de Educação, Desportos e Cultura, foi encaminhada propostas para desenvolvimento de políticas de Estado que promovam a transversalidade cultural por meio de parcerias, e também o incentivo à formalização dos artistas locais para o mercado de trabalho.

Entre as participantes, a dona de casa e integrante do programa “Economia Solidária”, Joana Chaves, afirmou que os debates estão interessantes. “Todos estão dando opinião e é muito importante para nós, mulheres, que atuamos no artesanato para o sustento próprio. Queremos que nossa atividade de economia solidária seja incluída na área de cultura”, comentou.

Interessado no debate sobre Turismo, o empresário do setor de hotelaria, Ubirajara Rodrigues, participou da Câmara Temática de Indústria Mineração Comércio Turismo e Serviços. “Acho muito importante o convite para a participação das pessoas, estou muito alegre em saber e vim para colaborar, dar sugestões. Também estou conhecendo a sugestão dos outros e tenho certeza que vai sair daqui um plano para beneficiar toda a população de Roraima, a rede hoteleira e todos os turistas que virem para o estado”, observou.

Fonte: Repórter: Raquel Lins | Edição: Sheneville Araújo | Foto: Fernando Oliveira

Deixe uma resposta