Primeira etapa de visitas encerra em Iracema nesta sexta

CARAVANA-SAUDE-DO-POVO-EM-MUCAJAI-FOTO-NETO-FIGUEREDO-(86)A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) concluirá, nessa sexta-feira, dia 31, a primeira etapa do projeto Caravana Saúde do Povo. Os atendimentos que já foram realizados em quaro municípios do Interior e desta vez serão disponibilizados aos moradores de Iracema.

O cronograma de atividades no Interior do estado encerra esse primeiro ciclo de atividades, com a prestação de serviços especializados na unidade de saúde Irmã Camila, na sede de Iracema, a partir das 8h30 até às 16 horas.

A caravana começou as atividades no início de julho e já percorreu os municípios de Normandia, Bonfim, Caracaraí e Mucajaí. Até agora foram realizados 1.140 atendimentos médicos, além dos exames e outros serviços como imunização e triagem.

Entre os serviços ofertados estão consultas nas especialidades de cardiologia, ginecologia, dermatologia, neurologia, ortopedia e urologia. A população contará também com exames de eletrocardiograma e ultrassom. Em cada especialidade serão oferecidas pelo menos 60 consultas além dos atendimentos especializados como o PSA (exame de próstata) e imunização.

Conforme o secretário estadual de Saúde, Kalil Coelho, a iniciativa é resultado de uma proposta de trabalho voltada para a atenção ao Interior do estado. “Esse foi o compromisso da gestão com a Saúde e é com o objetivo de oferecer atendimento de qualidade para a população do Interior que estamos desenvolvendo esse projeto. O trabalho envolve toda a equipe e foi feito um levantamento de todas as necessidades das unidades de saúde, com as principais demandas. O resultado é o atendimento de mais de 1.000 pessoas que precisariam se deslocar até a Capital, muita vezes sem condições. Por isso avaliamos essa primeira etapa como positiva”, esclareceu.

O diretor do Departamento de Saúde Itinerante, Francisco Monteiro, destaca que a caravana tem a proposta de dar oportunidade a todos, principalmente aos que moram Interior. “Isso significa maior comodidade para a população, pois com a oferta do serviço na própria localidade onde o paciente reside, ajuda a diminuir custos uma vez que essas pessoas teriam que se deslocar até Boa Vista, muitas sem condições. E com isso é possível também diminuir a sobrecarga nas unidades de saúde da Capital”, complementou.

PROGRAMAÇÃO – No próximo mês serão atendidos os municípios de Cantá, Rorainópolis, Alto Alegre e Amajarí. No mês de setembro será a vez dos municípios de Pacaraima, Caroebe, São João da Baliza e São Luiz. Os moradores de Uiramutã, Normandia, Bonfim, Cantá e Mucajaí receberão os atendimentos em outubro. Já em novembro a Caravana estará de volta em Iracema, Caracaraí, Rorainópolis e Amajarí, e os trabalhos serão finalizados em com o retorno em Alto Alegre, Pacaraima e Caroebe. “O cronograma de ação foi montado com muita cautela. O objetivo é atender todos os municípios do Interior do estado, além de manter a regularidade dos serviços até o fim do ano”, finalizou Coelho.

Fonte: Repórter: Secom-RR | Edição: Sheneville Araújo | Foto: Secom-RR

Deixe uma resposta