PROJETO DE LEI: Aprovada prática de cremação de cadáveres e incineração de restos mortais

DSC_0296Nesta quarta-feira (05), na Câmara de Boa Vista foi aprovado em primeira discussão é votação o projeto de Lei 101/15 de autoria da vereadora Nira Mota (PV) e Aline Rezende (PRTB). O projeto trata da autorização do Poder Executivo a instituir a prática de cremação de cadáveres e incineração de restos mortais e a instalar fornos e incineradores destinados àqueles fins, nos cemitérios ou em outros próprios municipais, por meio da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Boa Vista.

O projeto de Lei obedece às normas vigentes, a instalação e a administração de fornos crematórios e incineradores poderão ser efetuadas por pessoas jurídicas de direito privado ou por organizações religiosas de notória tradição, as quais, para esse fim, ficarão sujeitas a permanente fiscalização da Prefeitura.

A vereadora Nira Mota (PV) ressaltou que a prática não será para o uso de tecnologias avançadas do incinerador. “O município de Boa Vista ainda não tem o serviço de fornos crematórios e incineradores, eu acredito que com a falta de espaços associados a este fenômeno, a cremação aparece como sepultamento do futuro”, disse.

Essa prática não afeta o meio ambiente, além disso, nos enterros tradicionais certos poluentes ambientais podem ocorrer, o que não ocorrem após a incineração do corpo. “Dependendo do material que é fabricado, os caixões também podem contaminar”, observou a vereadora Nira Mota.

O projeto de Lei 101/15 está previsto entrar na segunda discussão e votação na próxima sessão na Câmara de Boa Vista.

Fonte: Ascom Nira Mota

Deixe uma resposta