UFRR: Servidores federais fazem ato público no Centro de Boa Vista

IMG_0479Nesta terça-feira, dia 18, a SESDUF-RR (Seção Sindical dos Docentes da UFFR), por meio do Comando Local de Greve (CLG) fará um ato público em torno da Praça do Centro Cívico, com concentração às 8h e início às 9h. O evento terá o fortalecimento de outras categorias federais e estaduais. A manifestação ocorrerá nacionalmente e está sendo conhecido como o Dia Nacional de Luta nos estados.

A programação iniciará com uma caminhada em frente à Assembleia Legislativa (Ale-RR). O Comando Local de Greve (CLG) está reunido na tarde dessa segunda-feira, 17, definindo toda a estrutura e logística do evento. Os professores em greve distribuirão panfletos, explicando os motivos da paralisação, as pautas de reivindicações, entre outros assuntos pertinentes à luta sindical.

De acordo com os professores integrantes do CLG, a greve local chegará aos seus 50 dias e até o momento, o governo não apresentou nenhuma ampla proposta quanto às pautas de reivindicações, apenas um eixo que é o reajuste salarial. “Nossas reivindicações vão mais além, pois as nossas demandas atingem também estudantes, como por exemplo, os cortes orçamentários realizados pelo governo”, disse um dos integrantes do Comando.

Outra professora concordou com o colega, e acrescentou que “a tarefa é prevalecer à tarefa primordial que é a busca por uma educação pública, gratuita e de qualidade”, explicou.

O Comando convida a sociedade e comunidade acadêmica para o ato público no Centro Cívico. “Vamos juntos somar forças com os demais estados que simultaneamente ocuparão também as ruas e praças das cidades. O movimento grevista está cada vez mais forte”, disse.

Conforme a professora do Comando, o governo federal tem mantido a proposta de 21,3% de reajuste, fracionado em quatro anos. “Os profissionais rejeitaram esta proposta, pois não repõe as perdas inflacionárias dos anos passados e também não cobre a inflação vigente”, informou.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

O Comando Local de Greve (CLG) em reunião realizada dia 14, definiu o calendário de atividades de mobilização até o dia 21, próxima sexta-feira. O objetivo é ampliar as ações do CLG no âmbito universitário e fora dele, além de unificar a luta.

Na próxima quarta-feira, 19, a partir das 15h, acontece à Assembleia Geral dos Docentes, no Cap (Colégio de Aplicação). “As nossas assembleias são semanais, pois são momentos de avaliação e de novas deliberações”, destacou um dos integrantes do Comando.

No dia 20, novo calendário será montado pelo Comando Local, na sede do sindicato. A semana encerra com uma mesa de debate, cujo tema, possivelmente, será “Porque a UFRR Parou?”. O evento que contará com o apoio do DCE (Diretório Central dos estudantes) vai conduzir os trabalhos da mesa e após haverá um show cultural.

Fonte: ASCOM/CLG

Deixe uma resposta