Vice-líder do Governo na ALE ouvi reivindicação dos assentados do Pedra Pintada

Foto: Reynesson Damasceno
Foto: Reynesson Damasceno

O vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Oleno Matos (PDT) esteve no loteamento Pedra Pintada, no bairro Monte Cristo, zona rural de Boa Vista, na manhã desse sábado (29). O objetivo do encontro foi ouvir as reivindicações dos assentados sobre regularização da terra e recadastramento socioeconômico.

Pelo conhecimento jurídico e, sobretudo, fazer parte da bancada do governo, Oleno vai ajudar na elaboração e aprovação da lei de regularização dos imóveis urbanos. Aproximadamente, são 2 mil pessoas que moram na localidade.

Mais de 500 pessoas estiveram na reunião. Além do parlamentar, participou do encontro o presidente do Instituto Estadual de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima), Alysson Roger Macedo, a diretora de Habitação da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), Idiene Queiroz, bem como técnicos e assessores do Governo do Povo.

Em seu pronunciamento, Oleno iniciou destacando a atuação do atual governo quanto à situação habitacional, um problema herdado, mas que a Governadora Suely tem buscado solucionar sem medir esforços. “Contudo, é preciso um pouco de paciência para que possamos organizar a situação do Pedra Pintada”, solicitou o parlamentar.

A legalização da área é uma responsabilidade do Estado, porém é preciso que os órgãos competentes cedam em algumas questões para que haja a regularização. “Uma mesa redonda poderia ser a resposta para por fim à problemática e partir para o segundo momento que é trabalhar na oferta de serviços públicos estruturantes com qualidade”, apontou.

O parlamentar garantiu que o Iteraima está trabalhando de forma acelerada para a regularização dos lotes e para iniciar o projeto de construção do sistema de abastecimentos de água. “Por outro lado, caso o Estado que está fragilizado em suas contas e não tiver condições de pronto para executar as ações, farei o possível para conseguir investimento em Brasília, com ajuda do Senador Telmário Mota e Deputado Federal Abel Galinha, colegas de partido”, afirmou Oleno.

CADASTRAMENTO – Na oportunidade, a diretora de habitação da Codesaima, garantiu que irá ser feito uma ação de recadastramento socioeconômico, em busca de saber a atual realidade e quais famílias poderão ser cadastradas no Crédito Social.

O assunto de regularização de terras do Pedra Pintada voltará ser abordado Cem audiência pública na Câmara Municipal na próxima quarta-feira, 02. Todos os moradores se organizam para marcar presença na sessão.

Deixe uma resposta